Tudo sobre Mindfulness

Tudo sobre Mindfulness

Conheça agora os benefícios dessa prática e saiba como incorporá-los em sua rotina.

Na correria do dia a dia, muitas vezes realizamos diversas atividades ao mesmo tempo, não é mesmo? E nessa rotina incansável, deixamos a atenção de lado e não desenvolvemos a concentração no que nós estamos fazendo, seja lá qual for a atividade.

Se você se identifica com o que descrevi acima, saiba que essa falta de tempo e de atenção é mais comum do que você imagina. A correria da rotina está aí, mas nós podemos sim tomar algumas atitudes e desenvolver métodos que podem melhorar a nossa calma e concentração mesmo neste turbilhão de acontecimentos. E é por isso que hoje eu vou falar sobre o Mildfulness.     

Este termo é conhecido como “atenção plena” ou “consciência plena”. Mas na prática o que isso significa?

Mindfulness é um estado mental em que você tem total controle sobre a sua concentração quando está fazendo alguma atividade. Ou seja, é estar presente “de corpo e alma” naquilo que você se propôs a fazer. 

Essa tomada de consciência faz com que você passe a respeitar o tempo, o espaço e o momento de cada situação em sua vida, aproveitando o máximo que ela oferece e se beneficiando com o seu estado 100% presente nela.

Coordenador do Instituto Mindfulness em São Paulo, Pedro Lôbo acredita que a prática de Mindfulness em conjunto com a meditação é um dos caminhos ideais para desenvolver a espiritualidade e a atenção de cada ser. Segundo ele, o desenvolvimento dessas características faz com que as pessoas consigam lidar melhor com seus problemas, tarefas e afazeres, além de ajudar o indivíduo a centrar a atenção em seus pensamentos e ações.

“Eu sinto que nós precisamos trazer uma discussão a respeito da espiritualidade. As pessoas precisam entender que ela pode estar fora de uma religião, e pode ser um incentivo a quem busca se autoconhecer e ser melhor consigo mesmo ”, ressalta.     

Dá para perceber que a técnica do Mindfulness está totalmente ligada à meditação, não é mesmo? Isso porque ela influencia positivamente na potencialização do poder da mente, beneficiando a capacidade de absorção e atenção nas situações do dia a dia.

Tatiana Villar é psicóloga e também trabalha com essa técnica. Segundo ela, vivemos hoje em uma sociedade extremamente competitiva e ansiosa, que trabalha em excesso, se alimenta mal, dorme mal, cultiva maus pensamentos e emoções.

Ela afirma que este ritmo tem levado as pessoas a desenvolverem sintomas e doenças, e que essas técnicas e práticas acabam por trazer clareza e consciência da necessidade de uma transformação de estilo de vida para se viver de forma saudável e em paz.

Além disso, a profissional ainda complementa que existem duas formas de praticar o Mindfulness: as práticas formais e informais. De acordo com Villar, a prática formal se refere à um modelo de meditação e pode ser considerada uma oportunidade de vivenciar mindfulness em seus níveis mais profundos.

Já a prática informal se refere à aplicação das habilidades de mindfulness na vida diária, seja numa caminhada ou até mesmo em um lanche no meio da tarde. A profissional afirma: “ eu recomendo o método para todo e qualquer ser humano que sinta o desejo de sair do ritmo frenético da vida e especialmente dos pensamentos. ”

Danielle Zagonel, psicóloga certificada pela Sociedade Internacional de Coaching Psychology em Londres, afirma que o Mindfulness como uso terapêutico pode mostrar resultados consideráveis para casos de dor crônica (doenças reumáticas, oncológicas e nas fibromialgias por exemplo), além de trazer melhorias aos partos na área da obstetrícia e também em pacientes cardíacos.

Por realizar o atendimento com essa técnica, a profissional ressalta que é possível notar melhorias consideráveis a medida em que as sessões vão acontecendo. Ela ressalta: “os pacientes demonstram retornos significativos nas crises de ansiedade e na gestão do estresse e também na diminuição da impulsividade. Consequentemente, ocorre uma significativa melhora na qualidade de vida e bem-estar.

Ela finaliza: “o Mindfulness não é uma técnica milagrosa, exotérica ou mágica, mas sim, uma ferramenta que pode auxiliar a melhorar a qualidade de vida e a sensação de bem-estar das pessoas, quando bem direcionada e, sobretudo, praticada. ”   

Atuando também na área de psicologia, Ana Carolina Rizzi nos conta um pouco mais sobre a sua experiência na junção da psicologia com a técnica do Mindfulness para crianças. Segundo ela, crianças a partir de 5 anos de idade já podem realizar a prática, “a prática traz ganhos independentemente da idade das pessoas, e entre estes benefícios, podemos ver grande melhora nas emoções, na diminuição de atitudes reativas e principalmente nos pensamentos”, afirma a profissional.

Percebeu os inúmeros benefícios que esta prática traz ao corpo? Comece a praticar essa técnica e depois me conte como se sentiu. Tenho certeza que ela irá beneficiar a sua mente, corpo e espírito como um todo.

Com amor, Isabela Vera

Isabela Vera
contato@abelaconsciencia.com.br

A Bela Consciência é um objetivo traçado com muita imaginação e bel-prazer. Ela se tornou a oportunidade perfeita de unir a minha profissão e um dos assuntos que mais amo: o autoconhecimento.

Quer ser o primeiro a comentar?

Escrever