Tatiane Carlesso: “precisamos manter o nosso planeta vivo para nos mantermos vivos!”

Tatiane Carlesso: “precisamos manter o nosso planeta vivo para nos mantermos vivos!”

A Souy existe desde 2017, mas foi em 2019 que os idealizadores ampliaram seus horizontes e foram além, em busca de desenvolver um Marketplace que aliasse a consciência e a sustentabilidade. Nesse bate-papo exclusivo com a Bela Consciência, a Tati, co-fundadora do projeto fala sobre o mercado de beleza sustentável e revela os objetivos que ela e o Rafael, co-fundador da marca idealizam para a Souy Eco. 

Confiram e se inspirem!  

Antes de começar, gostaria de agradecer a disponibilidade de vocês. Para o pessoal que ainda não conhece o Souy, você poderia contar um pouco da trajetória? Da onde vem esse projeto?

Olá, primeiramente gostaria de agradecer muito a oportunidade de estar respondendo essas perguntas! Meu nome é Tatiane Carlesso, sou co-fundadora da Souy, em conjunto com o Rafael Carlesso, idealizador e co-fundador do projeto. Juntos, colocamos essa ideia em prática! 

Ele criou a marca em 2014 e a princípio ela era apenas um projeto de gaveta. Sabe? Quando a gente se conheceu, em 2017, ele me apresentou esse projeto e poxa vida, meus olhos brilharam e eu falei: “precisamos fazer a Souy funcionar!”. 

A Souy é um marketplace sustentável online. De início, nós não começamos como uma loja verde, apenas como uma loja de decoração. Em 2019 nós lançamos a plataforma como uma loja de decoração e em dezembro deste mesmo ano nós tivemos um insight: a Souy precisava ser uma loja verde. Sabe porque? Ela já tinha alguns produtos sustentáveis de decoração na plataforma. Mas era além!

Nós vimos nas pessoas uma necessidade de encontrar, em um único endereço, produtos sustentáveis e éticos. Dessa necessidade, surgiu a ideia de lançarmos uma loja 100% verde, até porque nós somos apaixonados pela ideia de conseguir vender algo a mais, passar algo a mais para as pessoas e não somente visando o lucro, este não é o nosso foco, o nosso foco é valor também. Nós ficamos muito felizes em ver as pessoas cada vez mais engajadas no consumo consciente e sustentável em prol do próximo, sempre respeitando os animais, o meio ambiente e todas as classes, esses são nossos principais valores. 

Uma trajetória curta mas que está crescendo e estamos muito felizes com todo esse retorno de passar para as pessoas um pouco mais de conhecimento sobre sustentabilidade, informação e consciência. 

Para vocês, qual é a ligação entre a vida sustentável e o consumo?

Nós vivemos em uma sociedade em que fomos criados para consumir. Hoje, nós temos muito acesso à informação, às redes sociais, aos meios de comunicação e tudo parece estar nos induzindo ao consumo exagerado, ao consumo voltado ao desperdício e nós queremos mudar esse foco.

Nós queremos mostrar que existem produtos éticos que causam menos impactos no meio ambiente. Afinal, são pequenas atitudes que fazem a diferença e por meio da Souy nós queremos passar um pouco disso para o público que nos acompanha. 

Na plataforma, nós temos diversas opções que podem ser usadas com esse objetivo.Hoje,  nós temos desde produtos reciclados que são utilizados na decoração para a fabricação dos mesmos até produtos orgânicos e naturais, como opções que não fazem mal à saúde. Neste sentido, muitas empresas possuem produtos que contam com parabenos, derivados de petróleo e que podem causar prejuízos a médio/longo prazo. 

A gente quer mostrar que nós podemos viver com menos, que podemos reaproveitar o que já temos! E mostrar também que as pessoas podem ter produtos naturais que terão efeitos ainda melhores que aqueles feitos em laboratório. 

Nós acreditamos que esse consumo consciente que está acontecendo agora entre as pessoas está vindo para mudar a mentalidade nas pessoas. Nosso planeta está sofrendo com esse consumo desenfreado dos últimos tempos, a pandemia está aí para mostrar isso – que precisamos cuidar do nosso corpo, mente e tomar decisões conscientes em todo esse processo. Você pode consumir de forma consciente sem exagero, adquirir o necessário e adquirir produtos naturais que não causem malefícios no futuro.  

Ainda sobre o consumo excessivo, gostaria de saber qual é a opinião de vocês sobre o Marketing Verde e sobre a importância dessa consciência nos dias atuais. 

O Marketing Verde é muito importante porque muitas empresas que antes não estavam preocupadas com os ciclos de produção dos produtos, hoje estão. Uma iniciativa “puxa” a outra, dessa forma, hoje nós entendemos muito mais sobre o nosso planeta, sobre as mudanças climáticas, sobre a necessidade de uma mudança drástica em nossas ações diárias. Não podemos simplesmente viver para consumir! 

Essa iniciativa é importante pois, além nas empresas do mesmo segmento, outras marcas também estão tentando diminuir esse impacto ambiental.  

Para vocês, qual é a importância de facilitar o acesso à informação e aos produtos que vocês vendem? 

Hoje as pessoas não se satisfazem com pouco, com as marcas apenas mostrando o produto e do que ele é feito. Elas gostam de acompanhar mais! Tudo que está interligado neste universo. Nós trabalhamos essas informações diariamente na Souy, inclusive uma nós temos uma página dentro do nosso site  Blog é a SoulYours, onde semanalmente nós publicamos informações sobre sustentabilidade e tudo relacionado à ela. 

Você precisa descrever tudo o que o seu produto tem, desde a composição até a embalagem, para o público realmente saber o que está consumindo, de onde vem e para onde vai tal produto. 

Por muito tempo nós consumimos coisas sem sentido, que não sabíamos que estávamos consumindo. Então o acesso a informação é essencial. Hoje, estamos mais atentos, aprendemos a questionar e a buscar respostas. Essa consciência está começando a fazer parte do nosso dia a dia e isso é maravilhoso! 

Qual é o movimento que vocês percebem dos consumidores do Souy? São pessoas já “ligadas” neste universo sustentável ou são aquelas que estão no momento de transição? 

Hoje nós temos dois públicos! 

O público que já está ligado nesse universo sustentável, que já consumia e nos conheceram por meio deste hábito. O outro público são as pessoas que conhecem a Souy e se interessam por tudo o que acreditamos e compartilhamos, esse mundo sustentável!  Esse público geralmente quer tirar “a prova” que os produtos orgânicos e naturais são tão bons e fazem tanta diferença, assim como os que já são conhecidos no mercado. 

O que nós percebemos: o mundo está consumindo exageradamente mas o outro vai fazer a diferença! Não é assim que todos pensam? A diferença tem que começar por nós e nós estamos vendo muitas pessoas que não estavam ligadas e que agora começam a entender e se interessar por esses assuntos, pelo motivo do movimento, o que está por trás de consumir produtos sustentáveis.  É extremamente gratificante! Quanto mais pessoas estiverem envolvidas, melhor será! 

Para auxiliar quem está chegando agora: como reconhecer um item orgânico? 

Para você reconhecer um item ou produto orgânico, se ele é feito de forma natural, você precisa ler a composição, ela precisa ser transparente e aberta. O estudo acontece por meio da análise da própria embalagem. Você pode também encontrar, com a própria marca, a origem de seus ingredientes, visto que muitas marcas são artesanais. 

Precisamos entender também que não é porque um produto é orgânico que ele não trará benefícios para você, para o seu corpo. Ele trará benefícios a longo prazo e com muito mais saúde, não é um processo que ocorre do dia para a noite. Outras características que devem ser levadas em consideração é o aroma natural ou óleo essencial que é usado nos produtos, além de outros componentes naturais. 

Como vocês descreveriam esse movimento consciente que está tomando conta das pessoas?  

Eu descreveria este movimento como uma forma de apelo. As pessoas que já estão ligadas em sustentabilidade e que já estão participando desse movimento agem como uma forma de apelo, como uma forma de você conscientizar as pessoas e mostrar a diferença que isso pode causar a longo prazo para o nosso planeta e para as futuras gerações. Precisamos manter o nosso planeta vivo para nos mantermos vivos. 

No caso de quem não pode aderir tudo orgânico de uma vez – por falta de acesso ou condição financeira -, qual a alternativa? Vale a pena priorizar um ou outro item? 

A vantagem dos produtos orgânicos é que eles são multifuncionais. Hoje nós temos produtos orgânicos que você pode usar tanto no corpo, quanto no rosto, então ele não fará mal, não é específico, digamos assim Nem sempre os produtos orgânicos serão “em conta”. Por isso, nós temos todas as faixas de preço para quem deseja começar neste universo. 

O fato de você não poder comprar produtos orgânicos ou não utilizar não quer dizer nada, porque às vezes as pessoas consomem produtos orgânicos e sustentáveis mas não praticam isso em outros atos, que pode começar em casa, como por exemplo: adquirir menos com qualidade ou adquirir o necessário. O consumo consciente é muito amplo!

 

Desejam contribuir com mais alguma informação ou curiosidade?

Queria agradecer por essa oportunidade e por passar mais informações sobre nós para as pessoas. Para quem já conhece e consome nós agradecemos do fundo do coração. Para quem não conhece, nós convidamos a conhecer! Não importa quais forem as decisões que vocês tomem. O que importa é a consciência em cada ato, o mundo agradece! 

Site oficial: https://www.souy.eco/

Instagram: https://www.instagram.com/souy.eco/ 

Isabela Vera
contato@abelaconsciencia.com.br

A Bela Consciência é um objetivo traçado com muita imaginação e bel-prazer. Ela se tornou a oportunidade perfeita de unir a minha profissão e um dos assuntos que mais amo: o autoconhecimento.

Quer ser o primeiro a comentar?

Escrever